Conversa no WhatsApp entre mim e o Nílbio.
Nílbio - Eu vejo essa foto e lembro do que aconteceu antes e morro de rir!😂😂😂
Rafael - O que foi?
Tu não sabe a história?
Não.
Tu lembra que o caetano e o chico tinham um programa de tv?
Sim.
Certo
Aí um belo dia, aproveitando uma turnê do Piazzola no Brasil ele foi convidado pro programa deles
Daí Chico chegou no ouvido do Caetano e disse
Pega a visão, o Piazzola um tempo atrás me mandou uma melodia. E me pediu uma letra. Se liga, foi numa noite de bebedeira ali pelo café Tortoni, depois que chegamos de uma noitada lá no caminito da vez que fui lá. Ele talvez nem lembre. Eu mesmo só me toquei agora
Continuo, Chico, estou estimulado com essa história, disse a caetano
Então Caetano... Daí eu pensei no seguinte: eu bato um fio pro Piazzola lá no hotel e combino com ele. Faço a letra e daqui uma semana quando a gente for fazer o programa a letra vai tá pronta e a gente faz ela no programa. Inédita
Puxa Chico... ontem eu me perguntava o que você pensava de mim. Se você gostava de mim e agora você fala essa coisa linda. Você é lindo, Chico. Você deu o furo do programa. Que furo lindo esse seu
Aí Chico chegou em casa. Tomou um uísque com Marieta e bateu o telefone pro Piazzola
Daí o Piazzola atendeu
¡Hermano Chico! ¡Me gusta muchissimo tu llamada!
Daí o chico mandou a real e fez o hermano Astor lembrar a melodia
Hermano Astor chega ficou de p... duro com a promessa que em uma semana teria uma parceria que abalaria o cone sul.
Toda aquela latinidade
Hermano Astor passou uma semana treinando a música enquanto irmão Chico teve um bloqueio criativo.
Acontece que toda a mpb já tava sabendo desse rolê do mercosul da música pq num ensaio com os Doces Bárbaros o caê mandou a visão pra Gil, Bethania e Gal. Alguém falou pra Paulinho da Viola, Tim Maia que contou pro Nelson Motta de modo que rolou uma energia.
Aí claro que alguém teve a ideia de chamar o Jobim pro programa para garantir o fornecimento de energia artística cósmica para o continente porque realmente era muita energia envolvida numa parceria Buarque-Piazzola.
Daí ficou acertado que no programa ia ter o Caetano, o Chico e o Tom ciceroneando o hermano Astor como atração principal.
Daí
Que
NO DIA DA GRAVAÇÃO o hermano chega com o bandoneon emocionado já tocando a melodia desde a entrada no prédio dos estúdios e dançando uns passos de tango.
E o no camarim o zói de bila chega no hermano e diz "não deu".
Acontece que o hermano era a condensação da latinidade. E já abalado pela perda das Maldivas para a Inglaterra ele não contou pipoca e partiu pra cima do Chico.
TÁ ACHANDO QUE EU SOU O BOB MARLEY, CAR()$HO!? PAZ E AMOR? NEM FUTEBOL EU JOGO. MEU DESPORTO É O BOXE! EU VOU JOGAR ESSES OLHO VERDE NO MAR, SEU C&*ÃO
(claro que tudo isso em espanhol)
E partiu pra cima
Tom Jobim que apartou os ânimos culturais do cone sul , provavelmente contou alguma história da Violeta Parra ou da Mercedes Sosa ou ainda um grane segredo de Frank Sinatra e aí todo mundo se acalmou e foi na hora que - provavelmente o Nelson Motta chegou e - bateram essa foto que eu não sei quem tirou, mas como disse: não duvido do Nelson.
Rafael -
Achei fofa a maneira fragmentada e espetacular com que tu contou a história.