Uma obra da fase romântica de Claude Achille Debussy (1862-1918), em que suas obras não eram ainda cada qual um atestado da engenhosidade e capacidade de metamorfose da arte humana. Rêverie (Sonho), é uma peça em que a melodia parece sair solta, parece simplesmente aparecer, sem esforço, para ser admirada. Enfim, uma música muito fofinha.
A obra
Composta durante os anos de conservatório, precisamente, em 1890, ela só seria estreada em 1899. Isso nos mostra que Debussy pouco se importava com a peça, apenas teve uma inspiração e precisou dar vazão a ela, copiando a música no papel. Ele ainda estava se decidindo sobre que tipo de abordagem sua carreira musical teria.
O provável é que, nesse período, estivesse contemplando se tornar um seguidor de Richard Wagner, cujas harmonias densas e a orquestração sensual o seduziam. Mas foi passageiro. Em 1903 ele diria famosamenteque Richard Wagner foi um "belo crepúsculo que foi confundido com uma alvorada".
Debussy estava destinado a mudar a história da música e iniciar o movimento moderno, encerrando o romantismo. Mas nada disso aparece em Rêverie. É apenas uma música calma e bela para contemplação inocente.
Abaixo, a interpretação sem rodeios da pianista Alice-Sara Ott.
Gravações recomendadas
Geralmente gravada em coletâneas com obras do compositor ou naqueles terríveis discos de "música clássica para relaxar", a peça, ainda assim, tem várias gravações altamente recomendáveis.
- Pascal Rogé - Seca e sem drama, a gravação de um dos melhores pianistas franceses de sua geração evita elegantemente a pieguiçe. É de 1978.
- Jean-Yves Thibaudet - Uma das gravações mais bonitas, musicais e graciosas da peça. Thibaudet não apela para o romantismo exagerado, mas suas dinâmicas são exacerbadas. Gravado em 1996.
- Alice-Sara Ott - A pianista alemã de origem japonesa toca a peça com doçura e expressão no seu álbum Nightfall, de 2018.
- Lang Lang - Tenho que elogiar o astro chinês aqui. Suas afetações cabem bem na música e a apresentação é graciosa. Ele gravou para seu album Piano Book, de 2019. Estão de parabéns, o pianista e seus empresários.
Gostou? Comente!
Uma opção para o dilema de tocar ou não Música Russa nos concertos hoje em dia.
Aqui, 10 Livros Sobre Música Clássica
Veja aqui: Como Ouvir Música Clássica
Veja também:
E veja nossas famosas listas:
Música Popular Brasileira:
E análises de obras